sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

.:. Mar del Plata .:.

No final de semana de 04 e 05 de dezembro fomos conhecer Mar del Plata, a "Long Beach", a Praia Grande/Santos dos Argentinos. Fomos de ônibus cama, muito bom, confortável, limpo, show de bola!! Saímos do terminal Retiro em Buenos Aires, foram umas 6 horas de viagem na ida porque pegamos um transito "alá São Paulo", como se diz aqui tudo "embotellado" (engarrafado) .

Mar del Plata fica a uns 400 km de Buenos Aires, longe prá caramba não acha? Não!! Para os Porteños essa não é uma longa distância, por isso que eu disse que Mar del Plata é a "Praia Grande", no verão uma grande quantidade de argentinos vão passar as férias de verão por lá.



A cidade é muito linda, limpa, arrumada, as praias são limpas, em compensão... muito feias. Não sei se seria porque estamos acostumados com as lindas praias brasileiras... e somos muito exigentes ... bem não sei, só sei que as praias de Mar del Plata são muito feias, e o pior, os caras mantém fixa um monte de malditas barracas, que aqui são chamadas "carpas"; eu até entendi do porque dessas barracas: servem para proteger os turistas do vento forte que todos os dias tem por lá, mas estragam totalmente a paisagem.

Outro coisa que não gostei: estou acostumado a ir na praia, sentar num quiosque e tomar uma cervejinha gelada, comer uma porçãozinha... pergunte como é o esquema lá? Não há quiosque, há sim alguns restaurantes (caríssimos) e a cerveja? Caríssima!!! E ninguém bebe ... só eu brasileiro na praia tomando cerveja... os argentinos, na grande maioria tomando Mate... Estranho isso né!!! Mas isso não é tudo... fomos conhecer Cariló, que fica a uns 110km antes de Mar del Plata, teoricamente a praia Top dessa região... realmente melhor que Mar del Plata, mais tranquila... em compensação: caríssima... tive que alugar um guarda sol, até aí normal, se não fosse num restaurante (no qual eu iria almoçar, esquisito né? Você ter que pagar o guarda sol no restaurante onde já vai pagar para comer) e além de tudo caríssimo ... adivinha quanto? $110,00 (Pesos)... equivalente a R$50,00... bem... "quem está na chuva é pra si queimá" e aceitei ser estorquido. Daí começa o pior: se o atendimento fosse bom... se não faltasse cerveja, se a cerveja fosse gelada... se o copo fosse de vidro... pois é copo de vidro... não se pode consumir cerveja na praia com copo de vidro... se... se... se fosse alguma dessas coisas até seria mais ou menos... mas não foi ... bem deixa prá lá, esqueçamos a cerveja de $25,00, e o almoço no pratinho plastico, o vendedor ambulante que não pode vender cerveja, só refrigerante eee... maconha, cerveja não!! Tinha dois caras na nossa frente comprando maconha descaradamente de um vendedor ambulante... eu fui perguntar para ele se ele tinha cerveja... ele tinha uma, mas falou que não podia vender para mim porque era proíbido, e a que estava lá era para consumo próprio... depois de uma certa insistência ele me vendeu uma latinha de Quilmes: $10,00.

Cervejinha vendida escondida na praia...


$25,00 uma Quilmes ....

Enfim, não recomendo essa região, pelo menos para nós brasileiros, pois vamos passar nervoso, se for não espere que seja tudo igual no Brasil...

Voltando a Mar del Plata conhecemos uma outra praia, chamada "Mar de La Pampa", pena que não pudemos ficar muito pois já estava anoitecendo um vento forte e frio começou a bater e resolvemos não conhecer mais nada e retornar a Mar del Plata.


As barracas... "carpas", acabam com a paisagem, porém tem uma finalidade, a proteção contra o forte vento que sopra em Mar del Plata

Quer uma barraca? Pague!!!


Um detalhe interessante: neste final de semana estava tendo o encontro dos países Ibero-Americano, tinha autoridades e presidentes da república de vários países da América, Portugal e Espanha. Quando estavamos caminhando pela orla, vimos a comitiva do Rei Juan da Espanha: carrão importado, seguramente blindado, uma comitiva de 12 motoqueiros batedores e duas ambulâncias. Lula também estava lá, tanto que até ganhou um presentinho da Cristina Kirchener, uma lembrança dele com o falecido Nestor... Então... essa foi a última viagem internacional oficial do nosso quase ex-presidente Lula, a última viagem do AeroLula, que agora deve ser reformado (pois deve estar com muitas horas de voô) e mudar de nome para AeroDilma (suerte)...

No domingão no final da tarde retornamos a Buenos Aires, de Busão... $130,00 e essa foi nossa "aventura" em Mar del Plata!! Final de semana que vem vamos conhecer Salta, aí sim será bom.... depois escrevo um pouco sobre essa nova aventura!! Bom final de semana a todos!!

Mais algumas fotos:



No restaurante que almoçamos antes de voltar para Buenos Aires

Debora, sem apetite

e claro, fomos conhecer a "fabrica" da Havana












2 comentários:

Obrigado por seu comentário!